domingo, 12 de agosto de 2012

Se eu fosse Deus

Eu não teria criado o mal.

Não teria criado Adão e Eva sabendo que eles desobedeceriam as minhas ordens e que, como conseqüência disso, eu teria de lançar, num futuro distante, bilhões de seus descendentes no inferno por toda a eternidade.

Não teria rejeitado a oferta de Caim, evitando assim o primeiro homicídio.

Não teria mandado o dilúvio para destruir todos os seres vivos que habitavam sobre as áreas secas, preservando apenas Noé, sua família e alguns poucos animais. Eu teria sido seletivo, poupando todos os animais e todos os seres inocentes.

Não teria permitido que Jacó, de uma forma tão vil, enganasse seu pai, para cumprir o meu propósito.

Não teria endurecido o coração do Faraó e assim teria evitado todas as pragas do Egito, especialmente a morte dos primogênitos inocentes.

Não teria instituído o sacrifício de animais.

Não teria proibido que os filhos bastardos entrassem na assembléia do Senhor, como também, inexplicavelmente, seus descendentes, até a décima geração.

Não teria permitido que Israel sob o comando de Moisés cometesse atrocidades contra os midianitas e outros povos.

Não teria aceitado o voto precipitado de Jefté.

Não teria matado o filho de Davi e Bate-seba como punição pelo pecado do seu pai.

Não teria permitido que Davi cometesse a crueldade de cortar os tendões e nervos das pernas dos cavalos dos seus inimigos, tornando-os, portanto, incapazes de andar.

Não teria permitido que duas ursas despedaçassem 42 meninos apenas porque eles zombaram do profeta Eliseu dizendo: “Sobe calvo; sobe calvo”.  

Não teria deixado que Jesus enviasse os espíritos maus para uma manada de porcos fazendo-os cair pelo despenhadeiro no mar, morrendo todos nas suas águas.

Não teria “escrito” a Bíblia deixando margem para interpretações tão divergentes.

Não teria permitido que homens definissem quais livros deveriam fazer parte da Bíblia. Eu mesmo, pessoalmente, teria feito a escolha.

Não teria permitido a Inquisição.

Não teriam existido Nero, Calígula, Stalin, Hitler, Mao Tsé-Tung, Pol Pot e muitos outros tiranos e ditadores.  

Não teria permitido o Holocausto.

Não teria permitido que os palestinos fossem expulsos das suas terras. Hoje, palestinos e israelenses seriam vizinhos vivendo pacificamente.

Não teria permitido o “11 de Setembro”.

Não existiriam reis e imperadores.

Não existiriam ricos e pobres.

Não permitiria que crianças morressem de fome na África e em outras regiões pobres do mundo.

Não permitiria que inocentes pagassem por crimes que não cometeram.

Não teria permitido a crueldade da natureza selvagem.

Não permitiria que céticos e ateus questionassem a minha existência, apresentando-lhes provas irrefutáveis e inquestionáveis de quem Eu Sou.

Ah... se eu fosse Deus... tantas outras coisas eu teria evitado!

Mas, eu não sou Deus. Sou apenas uma criatura.

Uma voz diz no meu ouvido: como ousa questionar o Criador?

Respondo: eu não estou questionando o Criador, apenas eu não entendo seus desígnios.

A voz novamente me segreda baixinho: quem é você para questionar-lhe os seus desígnios?

Respondo mais uma vez: sou apenas um ser humano... que pensa.

E essas são reflexões do meu ser interior, as quais eu não posso evitar.

Portanto, se eu escondê-las, apenas os outros seres humanos não terão conhecimento.

Saulo Alves de Oliveira

4 comentários:

  1. É Saulo,eu também não consigo entender como Deus permite este tipo de coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas têm medo de externar esse tipo de questionamento, talvez com receio de agredir o Criador. Mas só questionando e perguntando nós humanos poderemos caminhar na direção da realidade da vida. É como disse alguém: "São as perguntas que movem o mundo, não as respostas".

      Excluir
  2. Estive a ler as suas reflexões, mas deixou algumas para trás.Podia ter evitado que Jesus viesse ao mundo,que Ele fosse á cruz,e o homem que se desenrasca-se, mas se não tivesse criado Adão e Eva todo o trabalho teria evitado. Achei graça os seus pensamentos. Tudo de bom.
    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro António,

      Há muitos outros aspectos a serem comentados. Veja que eu afirmei: “Ah... se eu fosse Deus... tantas outras coisas eu teria evitado”. Mas o texto ficaria cansativo para algumas pessoas. Eu penso que, com os aspectos explorados, consegui transmitir uma ideia. Quando você refere-se a Jesus, eu não sei se você está me censurando ou corroborando o meu questionamento. De qualquer forma, muito obrigado pelo comentário. Fique à vontade para fazê-lo sempre que julgar conveniente, ainda que seja para discordar.

      Excluir