domingo, 7 de agosto de 2011

O milagre no supermercado

Uma mulher subiu no púlpito de uma igreja e contou uma história interessante. Era casada e mãe de três filhos pequenos. Ela e o marido estiveram desempregados, por conseguinte toda a família passara por sérias dificuldades tempos atrás.

Certo dia, contou ela, no auge do desespero uma voz lhe disse: “Vai ao supermercado fazer compras”. “Como fazer compras se eu não tenho dinheiro?”, questionou-se. Entretanto obedeceu àquela voz interior.

Chegando ao supermercado dirigiu-se às gôndolas e foi enchendo o carrinho. Colocou de tudo, de alimentos a produtos de limpeza e de higiene pessoal. Carrinho lotado, encaminhou-se para a fila do caixa de número sete. Enquanto aguardava na fila, pensava consigo mesma: “Como eu vou pagar se não tenho dinheiro?”, entretanto confortava-se: “O Senhor proverá”. 

Chegou a sua vez. Colocou todos os produtos na esteira do caixa que começou a passá-los no leitor ótico. Quando já tinha passado mais da metade das compras, ouviu-se uma voz no sistema de som do supermercado: “Atenção senhores clientes! Numa promoção inédita, acaba de ser sorteado o cliente que está sendo atendido neste exato momento no caixa de número sete, o qual levará suas compras sem desembolsar sequer um centavo”.

Neste momento em que contava a história a mulher chorou emocionada e exclamou: “Foi um milagre!”. Todos os presentes à reunião, menos um jovem, levantaram as vozes e, rejubilando-se efusivamente, concordaram: “Foi um milagre”. Terminada a reunião, todos, menos o jovem, foram para suas casas alegres e certos de que tinham acabado de ouvir a história de um verdadeiro milagre. Ninguém, exceto aquele jovem, pensou em indagá-la acerca de outros possíveis detalhes do suposto milagre.

Dias depois o jovem encontrou-se com a mulher e lhe fez o seguinte questionamento: “Eu ouvi a senhora falar acerca do milagre no supermercado, entretanto – desculpe se pareço inconveniente –, eu gostaria de saber se não há algum outro pormenor que a senhora deixou de relatar”. “Bem”, disse a mulher, “na realidade a história teve outros detalhes, mas, para não torná-la tão longa, e por julgá-los sem importância, preferi omiti-los”. E os contou ao jovem.

“Quando cheguei ao supermercado, primeiro eu me dirigi ao Gerente e lhe contei a minha história. Disse-lhe que eu e meu marido estávamos desempregados e que por esse motivo estávamos vivendo sérias privações juntamente com nossos filhos pequenos. Mal tínhamos água e farinha em casa para comer. Então perguntei ao Gerente se ele poderia nos doar algo para nossos filhos ou, pelo menos, nos vender fiado alguns alimentos”.  Ela continuou relatando que o Gerente ouviu toda a história em silêncio, porém ao final disse-lhe que nada poderia fazer por ela. “Agradeci pela atenção e saí da sala da gerência”, afirmou.

Desesperada e chorando muito a mulher resolveu dar ouvidos à voz interior que lhe dissera: “Vai ao supermercado fazer compras”, pois, conforme pensou, “o Senhor proverá”. A partir daí a história continua no momento em que ela se dirigiu às gôndolas do supermercado e encheu o carrinho.

Entretanto, algo aconteceu paralelamente. A sala do Gerente ficava numa posição estratégica e de lá ele conseguia visualizar toda a loja. Ele viu a mulher sair desolada da sua sala e, com o olhar, a acompanhou entre as prateleiras do supermercado a todo momento enxugando as lágrimas. Então, sensibilizado com o seu desespero – e numa atitude altruísta – decidiu ajudá-la. A partir deste momento já se sabe o que aconteceu.

O que é um milagre? Milagre é a suspensão momentânea das leis da natureza, ou seja, é interferir diretamente no curso das leis naturais. Exemplo: se alguém jogar uma pedra para o alto esta cairá inevitavelmente de volta à terra atraída pela força gravitacional que age sobre todos os corpos. Entretanto, se a pedra ficar flutuando no ar, trata-se de uma violação da Lei da Gravitação Universal e isso, portanto, seria um milagre. Talvez um dia se consiga essa façanha, mas também com o conhecimento de leis naturais que ainda não foram descobertas.

Não crítico o beneficiário de um “milagre” por julgá-lo um milagre. Quem está se afogando apega-se a qualquer tábua de salvação. Entretanto analiso o fato sob uma ótica crítica e de independência.

No episódio relatado acima não houve milagre algum, simplesmente um ser humano dotado de grandeza de caráter e elevado altruísmo resolveu ajudar outros seres humanos que passavam por sérias dificuldades. Exemplos assim não são raros e é até comum pessoas ajudarem outras pessoas carentes mesmo não as conhecendo. É algo digno de louvor, mas não se enquadra na categoria de milagres.

Como é fácil enganar pessoas crédulas. Dos dentes de ouro do passado, passando pela prática de derrubar pessoas para curá-las, às promessas de muito sucesso àqueles que doam dinheiro, muitas são as táticas dos oportunistas. Portanto, devemos estar sempre atentos.

Uma das formas de descobrir a verdade é exercitar um pouco de ceticismo. Algumas regrinhas são fundamentais. Primeiro, duvide sempre de histórias fantasiosas, mesmo contadas por pessoas de reconhecida autoridade. Em segundo lugar, procure saber todos os detalhes daquilo que lhe contam. Muitas vezes quem conta algo não mente, porém omite informações importantes, às vezes por inocência e às vezes propositalmente, para parecer mais espiritual do que os outros ou realmente para enganar.

Na realidade essa é uma história de ficção, mas, para quem não entendeu o seu objetivo,  o que posso dizer é que – embora me impondo certos limites – ela tem muito a ver com tantas histórias que são contadas nos púlpitos das igrejas, nas rádios e na televisão.

No entanto, se você quiser continuar acreditando que é um milagre...

Saulo Alves de Oliveira

28 comentários:

  1. A fé e a perserverança é quem salva. Milagre pode ser uma expressão popular da açao divina. O que é importante é que Deus estava com ela naquela momento, não importa suspender a lei natural, mas ser feita a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado F.J. Hora,

      A impressão que eu tenho, salvo engano da minha parte, é que você não entendeu o objetivo do texto. Por isso vou lhe dar um exemplo real. Uma mulher teve câncer em um seio. Sofreu por alguns anos. Teve inclusive toda a mama retirada, ou seja, foi mutilada em algo que é tão importante para qualquer mulher. Fez quimioterapia e durante anos tomou uma medicação preventiva. Hoje, tudo indica que ela está curada. Para ela e pra muita gente ocorreu um milagre. Na realidade ela conta a história como um milagre de Deus, entretanto quando você toma conhecimento de todos os detalhes você verifica que ocorreu um rigoroso e longo tratamento médico, que neste caso, felizmente, foi capaz de debelar o câncer. Não houve milagre algum, apenas os recursos da medicina foram capazes de curar a doença. Infelizmente nossa medicina, apesar de todos os avanços, ainda é muito limitada e em muitos casos os pacientes não obtêm o mesmo êxito. Minha própria mãe morreu de câncer. Mas a medicina já é capaz de feitos extraordinários, por exemplo: um mal que atingia muitas crianças no passado, a paralisia infantil, hoje é evitado com a aplicação da vacina antipólio. Não é um milagre, é apenas uma fantástica descoberta da medicina como tantas outras. Entretanto, se você quer continuar acreditando que os exemplos que eu dei são milagres... De qualquer forma eu agradeço pelo comentário e mais ainda por ter lido o meu blog. Qualquer outro comentário será sempre bem-vindo.

      Excluir
    2. Sr. Saulo experimente estar quase morrendo num hospital com uma hemorragia interna,e clamar o nome de Jesus e a partir daí ver tudo acontecer. Vc ganhar mais fôlego e surgir equipe médica e centro cirúrgico do nada.Há algo muito maior e vc é um simples ser humano como eu e que nada sabe. Só quem passa é quem sabe.

      Excluir
    3. Acredito no milagre onde Deus pode até usar pessoas.mas a pessoa receber algum benefício de alguém porque contou sua história triste.ja deixa de ser milagre.vou te contar 2 milagres resumido que aconteceu comigo.vc verá o que é milagre.em 2013 minha esposa estava de 7 meses faltando 2 meses para o nascimento do meu filho.eu fui demitido de uma empresa.fiquei desesperado.mas essa mesma voz interior falou comigo faz currículo.e deixa nas empresas que eu te ajudarei.menos de um mês desempregado .fui chamado para uma entrevista onde estou trabalhando até hoje.e dois meses depois minha esposa deu contrações de parto levei e enterrei ela.e me bateu novamente preocupações por está recém empregado e não ter dinheiro para enchoval do meu filho.mas novamente Deus apareceu.junto com minha esposa foi internada uma moça com mesmo sintomas da minha esposa.mas foi só 2 alarme que aconteceu por movimentação de Deus para fazer o mais um milagre.conversa vai conversa vem das duas no hospital.se perguntaram o que vc está esperando? Minha esposa falou menino.e vc?ela disse menina.e ela disse já tem o enchoval?minha esposa disse tenho não porque meu esposo começou trabalhar esses dia e não tivemos condições de comprar.a moça simplesmente falou me deixa seu endereço que comprei o enxoval de menino e vou ter menina vou doar pra vc.quando a moça foi levar o enxoval.todas as peças foi da c&a tudo de marca.mas foi uma coisa que nos estava esperando mas não contamos a situação pra ninguém.isso é milagre.

      Excluir
  2. Quando falamos em milagre, acreditamos que a providencia de Deus atua no momento certo, de alguma forma e acreditamos que Deus envia seus anjos que atuam para que esses milagres aconteçam sim, pois tanto no relato da mulher desesperada que foi ao supermercado, pois colocou o gerente com sua sensibilidade como anjo na vida daquela mulher, assim como também os médicos e todo o tratamento feito na hora certa, para que sua cura fosse alcançada. Portanto acredito que os milagres acontecem através das pessoas certas no momento certo e isso é fato. Muito bom esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho esse mesma opinião acho que Deus não precisa descer anjos do céu pra ver milagres Deus age mesmo no coração das pessoas porque no mundo que vivemos só Deus mesmo pra toca em alguém porque ninguém pensa em ninguém somos egoístas em muitas coisas

      Excluir
  3. MEU AMIGO E IRMÃO, SE ASSIM ME POSSO REFERIR, SE VOCE JOGAR UMA PEDRA E ELA FLUTUAR, ISTO NÃO E NENHUM MILAGRE, ISTO E SOMENTE ALGO FANTASTICO, AGORA SE NO DIA DE HOJE, VOCE PEGAR UM GERENTE, OU PROPRIETÁRIO DE ALGUMA LOJA SUPERMERCADO OU ALGUMA EMPRESA, PESSOAS QUE VIVEM O DIA INTEIRO PENSANDO EM DINHEIRO, VIVENDO PELO DINHEIRO, SE ALGUMA PESSOA CONSEGUIR TOCAR NO CORAÇÃO ESTE CIDADÃO COM UMA HISTORIA DESTA DESCRITA PELA AUTOR.,ISTO SIM E UM MILAGRE DE *DEUS*,POIS O VERDADEIRO MILAGRE DE NOSSO CRIADOR , E ASSIM, QUEBRANDO CORRENTES DE ORGULHO, ACABANDO COM A SOBERBA AONDE TEM MUITO, E LA AONDE MENOS SE ESPERA, AI APARECE *JESUS CRISTO*, LA AONDE A LUZ E FRACA, OU QUASE NÃO TEM,,, MILAGRE PARA SE VER MEU AMIGO, UM DIA A MAIS DE 3 MIL ANOS, FOI O PEDIDO FEITO DE UM HOMEM QUE QUERIA CRER, ESTE ERA TOMÉ, QUE SÓ ACREDITAVA NO MILAGRE DA RESSURREIÇÃO DE *CRISTO* SE ELE PUDESSE COLOCAR O DEDO NA FERIDA DE *JESUS CRISTO*,,, ENTÃO O SALVADOR DO HOMEM E DO MUNDO O PERMITIU,,, MAIS DEIXOU UMA PALAVRINHA PARA OS CÉTICOS E OS CRISTÃOS<<< FELIZES DAQUELES QUE NÃO VIRAM E CRERAM,,,,, CHEGA DE TOMÉ MEU AMIGO,, *JESUS CRISTO* VIVEU E VIVE, E OS MILAGRES OPERADOS NESTE NOME, PODE ENCHER UM SIMPLES CARRINHO DE MERCADO COM COMIDAS E ETC, E TAMBÉM PODE RESSUSSITAR QUALQUER QUE REALMENTE CRE, QUE O VERDADEIRO E UNICO NOS SALVOU DO INFERNO, E ELE E O CORDEIRO DE *DEUS* * J E S U S C R I S T O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Lúcio,

      Lamentavelmente, você não entendeu o meu comentário. Procure o significado da palavra “milagre” em qualquer dicionário e você compreenderá o que eu afirmei. Se uma pedra flutua no ar, ocorre exatamente um milagre, pois tal evento transgride uma lei natural chamada Lei da Gravitação Universal, proposta pelo físico Isaac Newton em 1687. Andar sobre as águas também é um milagre pelo mesmo motivo. Um dedo decepado voltar a crescer é um milagre. Uma bananeira produzir mangas é um milagre. Uma vaca dar à luz um hipopótamo é um milagre. Chover sem nuvens no céu é um milagre. Um peixe viver fora da água é um milagre. Espero que com estes poucos e simples exemplos você compreenda o que é um milagre.

      Excluir
    2. A questão é que, quando colocamos um copo vazio e um prato cheio de comida e o copo some e prato fica vazio não quer dizer que foi um milagre. A mesma coisa com a pedra não foi um milagre, milagre é quando Deus age na hora certa, no dia certo e no momento certo. Tem que ora mais irmão, tem que ler a Bíblia tem que pedir a Deus com fé. Amém.

      Excluir
    3. LUCIO,
      QUE FELIZ FIQUEI AO LER A SUA RESPOSTA, PORQUE GOSTARIA DE RESPONDER, MAS ACHO QUE NÃO SABERIA USAR PALAVRAS PARA DESCREVER, A BONDADE, A MISERICORDIA E OS MILAGRES DO NOSSO MARAVILHOSO DEUS EM NOSSA VIDAS, É UMA PENA QUE AINDA EXISTA PESSOAS QUE NÃO TIVERAM O PRAZER DE SENTIR A PROVIDENCIA DIVINA, OS CAMINHOS QUE O SENHOR USA PARA O NOSSO SOCORRO SÃO MISTERIOS E DADIVAS DA FÉ.

      Excluir
    4. Adorei sua resposta Lucio, Deus age onde menos esperamos. O problema é que, fomos criados por ser supremo, e hoje, muito desses seres jugam saber mais que o criador. Tudo tem que ter uma explicação científica porém, para o agir de Deus na há explicação, basta ele querer e todos obedecem inclusive um gerente de supermercado que ainda não tinha sido tocado pela província Divina quando disse não a primeira vez e logo em seguida, após a vc ação de Deus, mudou de ideia e ajudou. Meu amigo Saulo, você precisa ter em sua vida experiências Divinas encontros maravilhosos com Deus para que possa mudar de ideia pois todos os médicos e cientistas foram criação de Deus, ele fez a gravidade, e todas as coisas que você citou. Deus não precisa de explicação para suas atitudes pois ele simplesmente É, ninguém explica Deus amigo. Que Deus lhe abençoe.

      Excluir
  4. É realmente você não sabe o que é milagre amigo...

    ResponderExcluir
  5. Vou ser cético quanto a você.
    Você criou a historia acima?
    De onde conseguiu os detalhes?
    Se você não criou e alguém lhe contou esta historia essa pessoa falou realmente com o gerente?
    Quem viu o gerente olhando para as filas?
    Era o gerente que estava na igreja?
    Se era ele porque ele queria saber do detalhes se a mulher já havia contado tudo pra ele?
    Você é uma pessoa confiável?
    E por fim, e se eu não acreditar em nada do que você disse, você tem como provar?


    É impossível provar algo para um verdadeiro cético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima observação! É óbvio que milagres reais existem, mas para quem não quer acreditar "não existem provas que possam convencer". Para uma pessoa realmente interessada na verdade basta ir atras de bons relatos e testemunhos na internet (Google) ou em outras fontes. Eu sou médico e acredito em milagres. Em minha própria vida já aconteceram muitos deles, não porque eu seja merecedor, mas porque Deus é Pai e o que dele vem é pura Graça.
      Maurício C. Maciel (71) 98862.5340

      Excluir
  6. Milagre é quando tudo passa a depender de Deus, não tem como o ser humano intervir; mas Deus usa o ser humano para interferir em favorde alguém: isso é bênção!

    ResponderExcluir
  7. Mesmo q essa historia tenha sido inventada!
    Deus é tão grande, majestoso, soberano, poderoso, único e fiel, que para ele dar vitoria a um servo seu, usa até o diabo. Porque quando Deus ordena até o diabo obedeçe!
    Esse é o nosso Deus!
    Deus dos deuses, Senhor dos senhores, Rei dos reis, Medico dos medicos, elshadai!
    Deus eu te AMO!

    ResponderExcluir
  8. Mesmo q essa historia tenha sido inventada,
    Deus quando quer dar vitoria a um servo seu, usa até o diabo, porque quando Deus manda ate o diabo obedeçe! Ele é o onipotente, onipresente, oniciente, Deus dos deuses, Senhor dos senhores, Rei dos reis, Medico dos medicos, poderoso elshadai, alfa, omega, fiel. Deus vai além da medicina, não existe ciências que esplique o q Deus é capaz de fazer, ele é soberano, poderoso e fiel, ele te ama!
    Deus é Deus!
    DEUS EU TE AMO!

    ResponderExcluir
  9. DEUS é força superior. Age na terra inúmeras vezes por meio de pessoas que por alguns momentos são "transformadas" em anjos. Acontece muito quando envolve mães socorrendo filhos. O amor materno costuma ser tão forte que DEUS tenta socorrer todas as mães em dor profunda. Já aconteceu comigo também. Me joguei um dia aos pés de uma imagem de Cristo e implorei pela vida do meu filho que já estava em uma situação de muito provável morte. É doente mental e estava em crise/surto agudo e desaparecido há uma semana. Eu desejei com tanta força abraça-lo mais uma vez, a dor era insuportável! Eu faria qualquer sacrifício para aliviar o sofrimento dele, implorei com tanta força que um fenômeno aconteceu. O quadro caiu da parede, a lâmpada se queimou e eu "senti" que havia chegado à Deus naquele momento. 15 minutos depois meu filho foi encontrado com vida. Esta salvo. Esta comigo. Sou grata demais ao meu SENHOR por me permitir tê-lo comigo.

    ResponderExcluir
  10. Lucio suas palavras falam tudo.
    Quando pensamos das coisas do Pai nao ha espaço para a duvida. Gloria a Deus por agir em nossas vidas de maneira surpreendente. Quando estamos Nele vemos seu agir em todas as coisas.
    Nada melhor do que estar com nosso Deus!!! Ass: Juliana Farias

    ResponderExcluir
  11. Em 2008 eu passei por uma dificuldade financeira. Meus colegas de trabalho fizeram picuinhas e eu fui dispensada, nao tive direito ao seguro desemprego. Procurava emprego e nada. Sem dinheiro e com dois filhos pequenos. O pouco dinheiro que eu tinha era porcionado, pois nao sabia quando ia estar trabalhando novamente. Certo dia, meu bebe estava com diarreia e, como nao tinha dinheiro pra comprar fralda descartavel, ele estava usando a de pano e pra piorar estava numa epoca de chuva e as danadas nao secavam. Quando o bebe esta com diarreia, a fralda de pano tende a judiar mais da pele do bebe. Entao fui no mercado perto de casa e expliquei a situaçao para o dono e ele foi irredutivel. Sai de la cborando. Voltei pra casa e acabei pondo camiseta velha, ja que nao parava de chover e a fralda de pano nao secava. Revirei a bolsa a procura de alguma moeda pra comprar a fralda turminha feliz que, na epoca, era a mais barata, nao lembro se 2,98 ou 3,98. Nao achei nada. No dia seguinte, uma quarta feira, meu pai me trouxe 20,00 - fui no mercado, comprei a fralda e aproveitei que era dia de ferinha, frutas e legumes mais barato. Quando passei perto do caixa eletronico, uma voz disse "Passe o cartao" lembro- me de ter pensado "passar pra que? Sei que nao tem nada" ( da ultima vez que tinha visto o saldo era quase zero) mas a voz falava pra passar. Passei o cartao que eu tinha e quando olhei o saldo eu ffiquei totalmente surpresa: havia 486 reais!!! Da pra acreditar que fiquei com medo? Medo de sacar o dinheiro e depois descobrir que alguem depositou na minha conta sem querer e eu ter que devolver sem ter como!!! Mas a voz disse "pode pegar eh seu" mas ainda assim fiquei receosa. Nessa epoca esse dinheiro dava pra comprar muita coisa. Fiquei dias preocupada se devia ou nao gastar. Cheguei a pensar que a antiga empresa tinha depositado sem querer. Mas nao, o aquele cartao tinha sido cancelado quandl fui demitida. Esse era outro, de uma conta poupança que deixei ativa com os centavos, pois eu sempre pensava em gjardar dinheiro nela assim que reestabelecesse. Enfim, depois de uma semana, decidi que iria usar aquele dinheiro que apareceu na minha conta porque realmente precisava dele. Realmente esse dinheirl foi um milagre mesmo. E o mais incrivel: quando gastei o ultimo real que tinha conta, arrumei novo emprego!!! Hoje tenho casa, carro, porem, o mais importante eh as pessoas! Perdoeei aquele dono de mercado que me negou um pacote de fralda num momento tao dificil. Deus agiu quando eu so dependia Dele. Dou gloria a Deus sempre!!!! Nao me canso de dizer: Deus obrigado por me amar! Tu es o meu Pai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda sua historia, Deus é fiel e esta no controle de tudo.

      Excluir
  12. Ah esqueci de por meu nome na minha historia de 2008
    Meu nome Amanda Rafaelly
    Que meu testemunho seja para Honra e Gloria de nosso Deus lindo maravilhoso onipotente digno de louvor

    ResponderExcluir
  13. Ola sugiro que assista o filme Deus nao esta morto - ali vc vera um professor que nao cre e Deus pois viu a mae dele morrer de cancer, pois ele acha que a ame dele perdeu tempo em adorar a Deus que nao a curou... Assista e vera o agir de Deus em toda e qualquer situaçao. Abraços fique na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  14. Bom para mim importaria saber mais sobre o tal gerente,pq nos dias que vivemos para um ser humano ajudar o outro em meio a tanto egoísmo só mesmo sendo um milagre não acredito que ele ajudou por acaso pois teve misericórdia e foi atraves do amor pelo próximo que fez isso pois de qualquer forma Deus agiu na vida dele e da mulher..

    ResponderExcluir
  15. acho que perdemos muito tempo questionando uns aos outros e esquecemos que cada um é diferente dos outros, cada um por mais que pareça identico há uma diferença.. para mim fé ou milagre é a conjunção do "acreditar" em algo que não se "ver" nao se pode "sentir" nem "ouvir" ou "tocae", muitas vezes incapazes para um ser humano, mas na nossa conciencia "acreditamos" que se pode acontecer.. entao ´fe e milagre se define somente em "
    ACREDITAR"

    ResponderExcluir
  16. Boa noite , acho que ainda não atentamente que a voz de Deus foi que mandou a mulher ir até o mercado, então podemos ficar discutindo o que é milagre ou não , mas o fato é OBEDECER A DEUS quem tem fé faz . Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  17. milagres não é só o fantastico. a intervenção ivina " amolece e endurece" o coração das pessoas segundo aprouver aos desígneos de Deus. Pessoas comuns em atos comuns podem ser usados, sem que isto seja fantastico, más diante das circunstãncias é um milagre. Eu ja provei milagres de várias formas, vindos da intervenção de pessoas comuns e também de uma intervenção inexplicavel por Leis naturais. A vida é um milgre permanente, acordar todo dia é um milagre e muitas coisas mais. O Serr humano sempre vai ter um querendo saber mais do que lhe cabe, más se fosse tão bom quanto pensa ia ter controle sobre o dia que nasceu, o dia que vai morrer eetc, mas não tem, porque isso tambem é milagre.

    ResponderExcluir
  18. A vida por si só já é um milagre.

    ResponderExcluir